Por que gravar no Sheffield Studio?




Veja abaixo, nossa sugestão de quais itens você deve verificar ao escolher um estúdio para gravar.


 
1. ITENS PRINCIPAIS

 2.  ITENS SECUNDÁRIOS

 1. ITENS PRINCIPAIS

 1.1 Técnico de som

O técnico de som é como o piloto de uma aeronave, para uma viagem segura é preciso que esse piloto tenha embasamento teórico e longa experiência prática.

O que oferecemos em relação a isso:
Nosso corpo técnico possui profissionais com experiência superior a 10 anos nessa atividade. Professores de áudio, músicos instrumentistas, arranjadores, com experiência em PA, gravações ao vivo, gravações em estudío e é coordenado por profissional graduado em engenharia eletrônica.

 1.2 Sala (estúdio - ambiente de gravação e monitoração)

Quando você fala dentro do banheiro, percebe um som "diferente", se falar com uma panela de metal à frente da boca perceberá um outro som. Isso ocorre, porque o tratamento acústico do local tem influência significativa na sonoridade de um instrumento ou de uma voz. O som refletido pelas paredes será somado ao som que sai diretamente do instrumento ou da boca do(a) cantor(a). Portanto, dependendo das características de cada um dos materiais utilizados no tratamento acústico do local, o ambiente poderá deixar o som muito grave (“embolado”), poderá deixá-lo muito agudo (“sem peso”), ou com muita reverberação (aquele eco de catedral).

O que oferecemos em relação a isso:
Em nossa sala principal, utilizamos Eucatex acústico e madeira, na sala de controle utilizamos Sonex e madeira.
Em relação ao uso do Eucatex, somos um dos pouquíssimos estúdios que ainda dispõem desse material, que infelizmente não é mais fabricado e em nossa opinião, propicia melhor resultado que qualquer outro material comercializado atualmente. O Sonex utilizado em nossa sala de controle, é uma espuma especial, desenvolvida especificamente para tratamento acústico, porém com menos absorção que o Eucatex.
Em relação à madeira, é um material que reflete o som de forma bastante “plana”, sem realçar ou esconder freqüências e no nosso caso, dá um pouco de vida ao ambiente, propiciando um coeficiente de reverberação dentro do que consideramos ótimo para uma sala de gravação e de controle.

 1.3 Microfone

Cada microfone tem uma característica única, e a escolha do modelo a utilizar e seu posicionamento poderá extrair o melhor de um instrumento ou arruinar totalmente uma gravação.

O que oferecemos em relação a isso:
Em pesquisa realizada com técnicos em todo o mundo, o microfone considerado “primeira escolha” foi o Neumann U-87 e a segunda escolha o AKG C414.
Aqui, dispomos de ambos, um
Neumann U-87, e dois AKG C414 (TL II e B-ULS) além de diversos outros de primeiríssima linha, tais como:Sennheiser MD441U, Sennheiser MD421 II, AKG D112, AKG D3700, Shure SM58 Beta, Shure SM57 Beta, Shure SM58, Shure SM57, Shure 55SH II etc...

 1.4 Pré-amplificador

Pré-amplificador tem sido o “xodó” dos técnicos de gravação. Ele é o dispositivo responsável por amplificar o fraco sinal elétrico gerado pelo microfone de forma a dar “potência” suficiente para que o som seja gravado. Um bom pré-amplificador irá valorizar o timbre, dando potência com clareza. Já um pré-amplificador ruim, ao dar potência ao sinal, poderá introduzir ruídos indesejáveis, tais como chiados, zumbidos e distorções diversas.

O que oferecemos em relação a isso:
Quando se fala em pré-amplificadores e mesas de som “top”, a disputa fica entre duas marcas principais: SSL e Neve. Elas equipam praticamente todos os maiores estúdios do planeta, e aqui no Sheffield Studio você encontrará pré-amplificadores desses dois fabricantes. Nós temos o SSL – XLogic Alpha Channel e o NeveAmek 9098EQ. Além desses, temos também: Avalon VT737SP (valvulado com compressor e EQ paramétrico), Symetrix 528E (com expander, deesser, compressor e EQ paramétrico), M-Audio Tampa (valvulado com compressor) e Aphex 107 (2 canais, valvulado).

 1.5 Conversor A/D

Conversor Analógico/Digital é o dispositivo que transforma em digital o sinal analógico que vem do pré-amplificador. Esse equipamento é geralmente chamado de “placa de som”. Ao comparar esse item, muito cuidado, pois a especificação técnica por si só não garante qualidade. É muito comum vermos propagandas do tipo “temos gravação digital 24 bits – 96 KHz”. Isso seria o mesmo que dizer “temos refrigerante de 2 litros”, ou seja, essa informação não é suficiente pra você saber se o conteúdo é uma “Coca-cola” ou um “refrigereco” qualquer. Portanto, o que vale aqui é o conteúdo, a qualidade do conversor, e isso vai muito além de números genéricos de bits e sample rate.

O que oferecemos em relação a isso:
Simplesmente o melhor: Apogee Rosetta.
Pra não deixar dúvidas da superioridade desse conversor, listamos abaixo os principais conversores disponíveis no mercado, todos superados pelo Apogee Rosetta: Focusrite Octopre, Presonus Digimax, M-Audio Delta 1010, MOTU 2408, Echo Audio (Event) Gina, Darla, Layla, Digidesign Digi 001, Digi 002, Digi 003, Pro-Tools TDM ou Pro-Tools HD.

 1.6 Monitores

Os “monitores de referência” são as caixas de som utilizadas na sala de controle/técnica do estúdio. Esses monitores são muito importantes porque tomamos decisões de acordo com o que estamos ouvindo. O bom monitor não realça ou inibe freqüências, ele é verdadeiro. O monitor ruim é “mentiroso” e nos induz ao erro.

O que oferecemos em relação a isso:
Monitores 8030 fabricados na Finlândia pela Genelec, que é praticamente unanimidade entre os técnicos, como o melhor fabricante mundial de monitores de referência.

 2.  ITENS SECUNDÁRIOS

 2.1. Periféricos

Periféricos são equipamentos adicionais utilizados durante a gravação ou mixagem. Podemos destacar como periféricos: os compressores e os efeitos.

O que oferecemos em relação a isso:
Em se tratando de compressores, além daqueles que fazem parte dos pré-amplificadores, temos diversos outros, dentre eles: dbx 166 e dbx 266 XL.
Em relação aos efeitos, temos 12 módulos, dos quais destacamos os modelos PCM90, PCM80, LXP15 e LXP1 fabricados pela Lexicon, sem dúvida alguma, há décadas, o mais bem conceituado fabricante de efeitos.

  2.2. Adicionais

De maneira geral, é responsabilidade do músico levar seu instrumento, amplificador, caixa de som e demais acessórios de uso pessoal. Entretanto, se além dos itens principais o estúdio disponibilizar equipamentos que possam acrescentar timbres diferentes e qualidade superior àqueles que o músico possui, certamente é uma vantagem adicional.

O que oferecemos em relação a isso:

  • Para o guitarrista:
    4 amplificadores (Marshall VS100R, Roland Jazz Chorus 120, Mesa Boogie Subway Rocket e Line 6 Flextone II XL), além de uma caixa Marshall 1966B, guitarra semi-acústica Snake e guitarra Tagima/Ferez.
  • Para o contrabaixista:
    Amplificador Gallien Krueger RB 800,  caixas Hartke 410TP (4x10”) e Mesa Boogie Powerhouse 1000 Roadready (4x10” + 1x15”), combo Peavey 115, e contrabaixo Ibanez Sound Gear.
  • Para o baterista:
    Bateria Pearl Session Series com caixa, bumbo, 2 tons, surdo, pedal de bumbo, máquina de cymbal, 3 estantes, 2 extensores, pratos cymbal Zildjian 14”, crash Zildjian 16”,  2 pads Roland, 5 triggers Simmons e baterias Alesis D4.
  • Para o tecladista:
    Teclados Korg O1/W e Yamaha PSR520, módulos Korg Wavestation SR e Roland U-220 além de outros virtuais.

 2.3. Hardware (computador)

Muitos de vocês que estão lendo este texto, principalmente os iniciantes, ficarão chateados ou mesmo decepcionados por deixarmos esse item fora dos principais pontos de comparação entre estúdios, mas isso foi feito por uma simples razão:
A importância do computador na melhoria da qualidade sonora de uma gravação é zero!
Utilizar um bom computador só é importante por propiciar estabilidade e capacidade de processamento e armazenamento, ele não vai lhe propiciar um som melhor.
Estúdios que fazem uso exagerado de "plugins" podem sim, ter problemas por utilizar computadores, mas ganhar qualidade não é definitivamente tarefa atribuida ao computador.

O que oferecemos em relação a isso:
Por questão de estabilidade e capacidade, dispomos de computadores Apple Macintosh com processadores I7 e I5, Microsoft Windows com as melhores placas-mãe fabricadas pela ASUS, processador Intel QuadCore e Core2Duo, placas de Video profissionais e mais de 20 HDs para armazenamento de dados.

 2.4. Software (programa de gravação)

Como quem transforma o áudio analógico em digital é o Conversor A/D, nós usuários, entendemos que todos os programas deveriam tratar os bits da mesma forma, mas infelizmente não parece ser o que acontece na prática.

O que oferecemos em relação a isso:
Em testes realizados em nosso estúdio, concluímos que a teoria de que todos os programas soam da mesma forma não foi comprovada por nossos ouvidos. Alguns programas degradaram sensivelmente a qualidade sonora das gravações. Temos conhecimento que diversos estúdios utilizam esses programas sem ter (ou sem perceber) quaisquer problemas, por isso, não vamos discutir o mérito dessa questão. Não podemos entretanto, ignorar nossos ouvidos. Assim, como nossos testes mostraram que programas como Pro-Tools (Digidesign) têm melhor sonoridade que os demais, optamos por tomar o Pro-Tools como nossa primeira escolha.

 2.5. Software ("plugins")

Plugins são na maioria das vezes “simuladores”. São programas que tentam alterar o som de forma que ele fique parecido com o que seria se fosse utilizado o aparelho verdadeiro. Você encontrará "plugins" de compressores, equalizadores, efeitos etc.
Como esses equipamentos de verdade custam muito caro, a “plugin mania” tomou conta da maioria dos estúdios. Apesar de alguns "plugins" propiciarem bom resultado sonoro, eles têm se popularizado não pela qualidade, mas sim, por terem custo bem mais baixo do que o equipamento que ele tenta simular.

O que oferecemos em relação a isso:
Opção de escolha. Aqui temos os principais "plugins" utilizados pelo Pro-Tools e temos também os aparelhos de verdade. Você decide se prefere o real ou o virtual, o verdadeiro ou o simulado.

 2.6. Preço

Os estúdios brasileiros têm que conviver com dois problemas diretos:

  • 1) Alto preço para compra: As pesadas taxas para importação fazem alguns equipamentos custarem o dobro do que custam nos Estados Unidos;
  • 2) Baixo preço para venda: O preço da hora de estúdio no Brasil é quase metade do preço cobrado por estúdios semelhantes nos Estados Unidos ou na Europa.
Resumindo: Os estúdios no Brasil gastam o dobro e vendem pela metade.

Apesar dos baixos preços dos estúdios no Brasil, a maioria dos artistas tem dificuldade em obter recursos para gravar, e por isso, muitas vezes colocam o item “preço” como o principal.

O que oferecemos em relação a isso:
Infelizmente não podemos praticar o menor, mas certamente temos o melhor preço. Para que você entenda e confirme isso, veja a tabela abaixo:


Equipamento

Sheffield

Outro estúdio

Marca/Modelo

Valor

Marca/Modelo

Valor

Microfone

Neumann U-87

R$ 9.000

Behringer B1

R$ 550

Pré-amplificador

Avalon VT737SP

R$ 7.000

Presonus Tube Pre

R$ 450

Conversor A/D

Apogee Rosetta 800

R$ 13.000

M-Audio Delta 1010 LT

R$ 900

Monitores

Genelec 8030

R$ 5.000

Behringer B2031A

R$ 1500

Investimento

R$ 34.000  

R$ 3.400  

Na tabela acima, como exemplo, listamos alguns dos equipamentos que os estúdios geralmente utilizam para gravar um violão. Observe, que nosso investimento é quase 10 vezes maior que o investimento do "outro estúdio" e nem por isso nosso preço é 10 vezes mais alto, provavelmente será algo entre 10% e 40% a mais.

Equipamentos têm marca e modelo, é isso que conta!

Portanto, não se deixe enganar por expressões do tipo
"gravação digital", "equipamentos importados", "última geração", "melhor qualidade" etc.
Elas têm sido usadas de forma indiscriminada e, isoladamente, não significam muita coisa.

Nós apresentamos em nosso website, relação dos equipamentos (marcas e modelos) que dispomos. Mais acima nesse texto você teve informações sobre nosso excelente tratamento acústico e nossa experiência técnica.
Estamos certos de poder oferecer a nossos clientes uma qualidade bem próxima àquela encontrada somente nos melhores estúdios do Brasil ou do exterior, a um preço extremamente competitivo.

Venha gravar conosco e comprove a diferença!

 

Nota:
Todas as opiniões aqui expressas, principalmente em relação à qualidade de produtos, são pessoais e foram emitidas face a uma situação momentânea que pode se alterar a qualquer momento. Sugerimos ao leitor, buscar mais informações junto a outras fontes, tais como revistas especializadas, Internet, engenheiros e técnicos de áudio.

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